A história dos fundadores da Glaboral possui muitas coincidências. Ambos com o mesmo nome, ascendência italiana e com muita disposição em levar Qualidade de Vida a sociedade. Se conheceram na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) quando o então Presidente da Empresa Junior da faculdade, Leonardo Leonardi, convidou Leonardo Lopardo para participar da instituição. No ano seguinte Lopardo assumiu a presidência da entidade. Ainda na faculdade tiveram a oportunidade de participar de muitos projetos e cursos juntos. Um deles, o de Ginástica Laboral na Faculdade de Veterinária e o Centro Minerva de Empreendedorismo da Poli USP, onde ambos fizeram novamente uma dobradinha, terminaram classificados como os melhores alunos do curso. Em Julho de 2007, esses dois jovens empreendedores fundaram a empresa Lopardo & Leonardi com o objetivo de atender o mercado de cursos na área de Educação Física e eventos esportivos universitários. Após alguns bem-sucedidos trabalhos, surgiram oportunidades para uma mudança importante no core business da empresa. Em 2008, o cenário corporativo foi testemunha do surgimento de uma entidade destinada a revolucionar o conceito de bem-estar no trabalho: a Glaboral. Com uma visão clara e determinada, nos propusemos a transformar ambientes de trabalho em espaços de saúde, vitalidade e produtividade máxima. A introdução da Ginástica Laboral como uma solução inovadora foi o primeiro passo nessa direção, proporcionando uma Pausa Ativa essencial para revitalizar os colaboradores. Através de conceitos organizacionais modernos, contratação de colaboradores especializados, baixo turnover e presença constante dos sócios em seus clientes, a Glaboral tornou-se um importante player no mercado de qualidade de vida corporativa.
Nossos primeiros anos foram marcados por colaborações significativas. Uma das maiores indústrias alimentícias do mundo reconheceu nosso potencial e nos confiou a tarefa de desenvolver soluções para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores. Dentro desse projeto, atuamos com a Ginástica Laboral, realização dos laudos ergonômicos, no gerenciamento da academia corporativa e na organização dos eventos esportivos da empresa. A Ginástica Laboral, em particular, provou ser uma ferramenta poderosa, especialmente adaptada às demandas da indústria. Aliamos as observações obtidas nos laudos ergonômicos com a elaboração das aulas de Ginástica Laboral, além de individualizar os treinamentos dos colaboradores na Academia Corporativa.
Não demorou muito para que a Glaboral se estabelecesse como um nome de confiança no mercado. Nosso compromisso com a excelência nos levou a colaborar com empresas renomadas em diversos seguimentos como indústrias, laboratórios, call centers, operadoras de saúde, hospitais, companhias aéreas, cooperativas, empresas de tecnologia, entre outras. Um dos trabalhos mais exitosos foi desenvolvido para uma multinacional do setor de tecnologia da informação e documentação. Aqui, introduzimos estratégias inovadoras, focando no aumento da atenção e concentração dos colaboradores através de exercícios de atenção plena, resultando em uma melhoria drástica na produtividade e qualidade do trabalho. Outro importante projeto criativo direcionado ao público corporativo foi o serviço de concierge, onde elaboramos atividades diversas de qualidade de vida adaptadas ao perfil dos colaboradores do cliente.
No final do ano de 2009, conquistávamos contratos do interior de São Paulo ao Nordeste brasileiro. O desafio de implementarmos nossos serviços em diferentes locais do Brasil nos motivaram a elaborar um planejamento estratégico rigoroso, o que manteve a excelência no atendimento. Além da Ginástica Laboral, Quick Massage e Palestras, iniciamos projetos de avaliação com Bioimpedância, Aferição de Glicemia e Pressão, IMC e ICQ, Corrida e Caminhada. Desde a década passada já havíamos trabalhado em quase todas as capitais brasileiras, além de cidades do interior dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Recife, Ceará e Amazonas. A inovação sempre foi um ponto forte da Glaboral, a qual foi instada a desenvolver para um dos maiores laboratórios do Brasil um serviço pouco conhecido no mercado nacional: aulas de dança no ambiente de trabalho! A Dança Corporativa foi implementada em mais de 15 unidades distribuídas em todo território nacional.
Durante a pandemia, fase desafiadora para todas as empresas, a Glaboral atuou de forma a se reinventar e levar seus serviços de consultoria de modo virtual, além de treinamentos presenciais para capacitação no enfrentamento do surto de Covid-19. Nesse contexto, algumas multinacionais se manifestaram com o interesse em levar algumas atividades online para países da América Latina. Com isso, atualmente estamos em países como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Guatemala, Costa Rica e México.
Um dos assuntos que a Glaboral mais leva a sério é a escolha e o tratamento de seu quadro de colaboradores. Além de uma seleção apurada, desenvolvemos uma relação de profundo respeito e admiração. Mesmo durante a pandemia, mantivemos por mais de 1 ano 70% dos nossos colaboradores. Já em 2021 conseguimos recontratar praticamente todos os colaboradores e superar o número de funcionários pré-covid-19. Temos muito orgulho ter contribuído com a vida de mais de 250 colaboradores.
Nos últimos anos a inclusão no mercado de trabalho é assunto presente nas empresas. A disrupção do modelo de negócio em que apenas pessoas sem deficiência eram contratadas, implementou-se a inclusão de pessoas com deficiência, promovendo uma maior justiça social. Apesar dessa inclusão ter sido primeiramente realizada por força legal, as empresas adotaram políticas de diversidade e inclusão como parte da sua cultura, levando a melhores decisões, inovação e resultados de negócios, atraindo talentos e criando um ambiente de trabalho mais harmonioso. A Glaboral implementou a inclusão na contratação de pessoas com deficiência visual e pessoas com síndrome de down. Uma das maiores satisfações da Glaboral foi contar por mais de 10 anos com a presença em seu escritório do colaborador Rodrigo Boaventura, um jovem com síndrome de down. Rodrigo era auxiliar administrativo e nos brindava com sua organização, dedicação, seriedade e alegria.
Na Glaboral, entendemos que cada empresa é única e, portanto, suas necessidades também são. É por isso que oferecemos uma gama diversificada de serviços, cada um projetado para atender a diferentes aspectos do bem-estar corporativo:
Composta por exercícios físicos com objetivo de aumentar a produtividade e reduzir afastamento e doenças ocupacionais.
Terapia complementar no ambiente corporativo com o intuito de melhorar o clima organizacional, diminuir o estresse e as dores.
Temas variados indicados para complementar o Programa Corporativo de Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida das empresas.
Oferecemos avaliações ergonômicas e posturais, blitz postural e mais. Elaboramos manuais ergonômicos, aplicamos questionários de dor e produzimos laudos detalhados para melhorias.
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e está prevista na legislação brasileira.
Avaliação de composição corporal. Aferições de porcentagem de gordura, massa muscular, hidratação, idade metabólica e taxa metabólica.
Agendada com facilidade pelo cliente final para atendimentos pontuais/emergenciais por video conferência.
Aferimos pressão arterial, peso, altura, IMC (Índice de Massa Corporal), RCQ (Relação Cintura e Quadril), glicemia e composição corporal. Promovemos assim, um mapa estratégico de saúde.
Análise, pontuação e ranqueamento dos resultados de exames ergométricos e de composição corporal.
Atividades como Yoga, Meditação, Defesa Pessoal, Dança
Atividade física ao ar livre que pode ter a participação de familiares.
Nutricionista especializado dentro do ambiente corporativo, trazendo abordagens modernas e resultados práticos.
Desde criança tinha o sonho de fazer Educação Física, estudioso, esportista, foi capitão de quase todas as equipes que participou ao longo da vida. Ingressou na faculdade de Educação Física na Universidade de São Paulo onde teve a oportunidade de inúmeras vivências, foi presidente da Empresa Junior da Faculdade, capitão da equipe de vôlei durante os 4 anos que estudou e publicou 3 artigos científicos relacionados a sua pesquisa de monografia. Ainda na USP participou do Centro Minerva de Empreendedorismo na Poli Usp, onde foi premiado junto com o seu sócio Leonardo Leonardi. Após a conclusão da universidade, já com a Glaboral em seus primeiros anos, fez a pós-Graduação em Administração de Empresas na FAAP para administrar o crescimento da empresa. Alguns anos depois, realizou a formação em Coaching em Saúde e Bem-Estar para entender a mudança de hábitos na área de saúde, fato diretamente relacionado ao dia a dia da empresa. Recentemente na Pandemia, fez o MBA em Finanças e Análise de Ações para fortalecer o braço de Saúde Financeira da Glaboral. Ao final do MBA participou de um concurso e foi premiado entre os melhores alunos.
Nascido e criado em São Paulo na década de 80, obteve a influência direta de uma família dedicada à educação. Contudo, seu irmão foi sua maior inspiração, um atleta portador de síndrome de down, multicampeão de natação e exímio dançarino. Embora formado na Escola Técnica Federal de São Paulo, a atividade física seguiu sendo uma paixão. Dessa forma, dedicou-se para estar entre os mais bem ranqueados no vestibular da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo. Tendo um grande interesse nas áreas de neurologia, endocrinologia e fisiologia do exercício, desenvolveu sua monografia voltada ao estudo da influência da atividade física na prevenção do câncer de mama. Essa experiência o levou a trabalhar na Clínica Levitas, onde atuou como professor e um dos responsáveis pelo marketing. Atuou em clubes como Monte Líbano, Hebraica e Pinheiros, onde se tornou coordenador de musculação. Mas foi através da sua participação na presidência da Empresa Júnior da EEFEUSP que nasceu o desejo de empreender. Em 2007, juntamente com outro ex-presidente da EEFEUSP Jr, Leonardo Lopardo Alves, desenvolveu-se a atual Glaboral. Dividiu com seu sócio a elaboração de muitos projetos ligados à qualidade de vida dentro do ambiente corporativo em todo o Brasil. Morou nos Estados Unidos em Nova Jersey e Flórida, absorvendo conhecimentos importantes da cultura corporativa norte-americana. Ao fim da pandemia graduou-se como facilitador em meditação pela UNIFESP, levando os conhecimentos científicos robustos para dentro do ambiente laboral.